Direito Democrático

Uma democracia pressupõe consciência e cidadania

Qual a solução da pergunta de Brecht

leave a comment »

Qual a solução da pergunta de Brecht

Gostaria de convidar todos a refletirem sobre a seguinte pergunta que Brech colocou na peça “A Alma Boa de Setsuan” (Der gute Mensch Von Sezuan):

Como é possível uma pessoa ser boa em um mundo que, em essência, é mal?

Vamos à minha interpretação.  O interesse de Brech em levar a platéia a pensar que a base econômica de um sistema determina a moralidade de uma sociedade e conseqüentemente a moralidade individual, já que a moral é um fruto da sociedade, é interessante e desafiadora.

Se é nas relações sociais simples do dia a dia que o mundo se forma, nascendo a partir daí todas nossas instituições que tanto criticamos, devemos aceitar nossa parcela de culpa pela situação presente. Afinal de contas não são nas mais simples relações sociais que nos corrompemos e tornamos o mundo mal?

Mas, nesse sentido devemos nos indagar: se o mal é um produto social do ser humano pervertido, como ficam as pessoas boas, aquelas que agem corretamente? Brech nos coloca exatamente este problema. Será que é possível enfrentar o mal e sobreviver em uma sociedade corrupta sem se corromper? Será que aquele que é bom será implacavelmente explorado, “devorado” pelos maus?

Robert Browning disse que “O homem busca o próprio bem à custa do bem do mundo”. Será que o egoísmo é a raiz do mal? Até que ponto podemos defender nosso ego? Qual a medida possível para o “eu” conviver com o “outro”? A pergunta continua…

Advertisements

Written by spreif

September 27, 2010 at 2:11 am

Posted in Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: